3 de julho de 2018

Texto 8: Tira as tuas pedras, crê e recebe!"

João 11:5+6; 39-45

Introdução:
Lemos apenas alguns versículos desta história que certamente, acredito, a maioria dos leitores, conhecerão bastante bem!
Nesta passagem aprendemos duas coisas muito importantes:

1º. Jesus nos ama e as coisas só acontecem no Seu tempo (vs.5+6)
Não quero demorar muito tempo neste primeiro aspeto até porque pretende aprofundar mais o segundo tópico. Contudo, este aspeto é algo que me toca bastante.
Amados irmãos e caros leitores, o versículo 5 diz claramente que Jesus amava Marta, Maria e Lázaro. No entanto, Jesus, mesmo amando estas pessoas, a verdade é que, e mesmo tendo recebido aquela notícia desastrosa, Ele ainda se demorou mais uns dias a chegar.
Com isto aprendemos que as coisas nunca podem acontecer no nosso tempo. Sejam as bênçãos, sejam as curas, sejam as soluções para os nossos problemas, seja aquilo que for; nunca acontecerá no nosso tempo, mas sim no tempo de Deus!

Eu acredito que se Jesus não se tivesse demorado, aquela Sua obra não teria o valor, o "reconhecimento" devido e, se calhar, não demonstraria corretamente o verdadeiro poder do Seu Pai.
Jesus também nos ama; nunca pensemos que não! Todavia, da mesma forma que Jesus demorou mais dois dias no lugar onde estava e só chegou junto de Lázaro 4 dias depois, também se pode demorar em nos trazer aquilo que necessitamos.
Deus nos ama e não se esquece de nós! Ele não se esqueceu daquela família que amava tanto e no Seu tempo trouxe a bênção que eles precisavam; para isso, eles precisavam de crer verdadeiramente em Jesus (vs.25+26).

2º. Remove as pedras da tua vida (vs.39)
Jesus já estava naquele lugar e todos estavam à espera que Ele agisse/operasse logo, ou seja, já todos estavam à espera que Jesus fosse fazer algo grandioso.
No entanto, havia ainda uma coisa que era necessário eles fazerem para Jesus agir de forma grandiosa. Eles tinham de remover a pedra do sepulcro de Lázaro. Só depois disso é que Jesus atuou.

Amados irmãos e caros leitores, também na nossa vida, para além de crermos e de esperarmos o tempo de Deus - que é importantíssimo - Jesus só vai operar e agir em nosso favor depois de retirarmos algumas pedras das nossas vidas.
Quando temos pedras nos sapatos elas incomodam-nos o andar e só ficamos bem quando paramos, tiramos o sapato, retiramos a pedra e voltamos a andar.
Também só poderemos ficar bem espiritualmente, isto é, só poderemos receber tudo aquilo que o Senhor nos quer dar quando pararmos e tirarmos fora as pedras que estão a impedir o agir de Deus nas nossas vidas.

Quais são as pedras que necessitamos de remover da nossa vida?

1ª - ORGULHO (Tiago 4:16)
Enquanto formos orgulhosos não receberemos nada de Deus, pois Ele se afastará de nós.
Nada daquilo que somos ou fazemos é por nossa força, sabedoria ou capacidade.
A Palavra de Deus nos ensina que nós sem Deus nada somos neste mundo e não podemos fazer.
Quantos e quantos homens e mulheres de Deus têm caído por se acharem os melhores e donos do seu próprio nariz... tantos!!!
Lemos que Deus dá graça aos humildes! Estás à espera de quê? Nenhum de nós vale nada sozinho! Se não fora a Sua misericórdia o que seria de nós?
Que possamos, cada vez mais, apagar o nosso eu e substituí-lo pelo Grande Eu Sou, o nosso Deus!

2ª - IDOLATRIA (Miqueias 1:7 / I Cor.6:10 / I Cor.10:14)
Deus destruirá toda a idolatria. Ou seja, significa que todos aqueles que andarem na e pela idolatria serão também destruídos.
No versículo 10 do capítulo 6 de Coríntios lemos que os idólatras não herdarão o Reino de Deus! Assim, também aqueles que tiverem a pedra da idolatria nos seus corações, Deus não lhes dará nenhuma bênção.

Amados irmãos e caros leitores, não querendo aprofundar muito em relação a este assunto, a verdade é que gostaria de chamar a atenção para dois aspetos importantíssimos relacionados com a idolatria:
  • Quando algum de nós está a adorar a idolatria está a adorar Satanás. Todos estes versículos que lemos mostram isso claramente - ou adoramos a Deus ou adoramos a Satanás. É importante sabermos escolher e estarmos cientes das consequências da nossa escolha.
  • Idolatria não são apenas as imagens de escultura; se um programa de TV for mais importante para ti do que Deus então isso é idolatria; se for uma pulseira, um colar, uma música, uma tatuagem, uma pessoa, ...
Uma pessoa idólatra é aquela que coloca em algo ou alguém uma maior importância e adoração do que a Deus.
Quais têm sido as tuas prioridades? É Deus quem ocupa o primeiro lugar em todas as circunstâncias da tua vida? É a Ele e só a Ele quem tu tens adorado e adorado de forma verdadeira como Deus quer que seja?
Remove a pedra se for preciso, hoje ainda é tempo, e deixa Deus agir em ti!

3ª - MURMURAÇÃO (Fil.2:14+15)
Os versículos são claros. Para sermos filhos de Deus irrepreensíveis e sinceros não podemos entrar em murmurações. Por outras palavras, se queremos receber de Deus aquilo que precisamos não podemos ser murmuradores.
Não podemos ter dupla face, isso é para as moedas que têm cara e coroa. Temos de ser os mesmos de dia e de noite; temos de ser os mesmos na igreja e na rua; temos de ser os mesmos a falar em frente do pastor e falar quando o pastor não está presente; temos de ser os mesmos a falar para todos os nossos irmãos quando eles estão presentes e quando eles não estão presentes.
Infelizmente, esta é uma das pedras que mais presente está no meio do povo de Deus. São tantas e tantas as igrejas onde há tanta murmuração, onde se fala mal uns dos outros, onde se comenta tudo e todos.
O meu coração se entristece por ver que, infelizmente, há já algumas igrejas evangélicas que mais parecem certas comunidades católicas onde existem as beatas da murmuração.
O que queremos nós ser? Ou melhor, onde queremos nós chegar? Ao céu ou ao inferno?
Remove a pedra da murmuração do teu coração e só assim te chegará a bênção?

4ª - INVEJA / ÓDIO (Prov.14:30)
A mensagem deste versículo é tremendamente profunda. Eu creio que o salmista aqui não se está a referir apenas ao corpo físico.
Amados irmãos e caros leitores, assim como que uma pessoa que tem problemas de ossos tem muitas limitações (tem dores, coxeia, dificuldade a dobrar os joelhos, etc...) também no sentido espiritual a inveja traz-nos muitas limitações.

O Senhor ensina-nos que devemos amarmo-nos uns aos outros e considerarmo-nos uns aos outros superiores a nós mesmos. Só assim é que poderemos ter uma vida espiritual saudável.
A inveja não faz parte do Reino de Deus; a inveja não faz parte da Igreja de Cristo. A inveja não pode fazer parte da nossa vida individual, nem coletiva como Igreja.
O Senhor sempre nos usará a todos conforme Lhe apraz. Uns serão músicos, outros pastores, outros líderes, outros na limpeza, etc., etc., mas todos somos iguais e com o mesmo grau de importância para Deus.
Também, naturalmente, uns têm mais estudos que outros; uns mais possibilidades financeiras que outros; uns mais força física do que outros; etc., etc., mas isso não deve ser motivo de inveja, mas, sim, de união e unidade para que as falhas de uns se complementem nas qualidades dos outros e vice-versa.
Que não haja inveja em nós! Nem tampouco ódio por alguém ter ou ser algo que nós gostaríamos de ter ou ser! Nós somos e temos aquilo que Deus quer que sejamos e tenhamos!
Que a pedra da inveja e do ódio desapareça de vez dos nossos corações!

5ª - FALTA DE PERDÃO / RANCOR (Efésios 4:32)
Perdoar é muito mais profundo que simplesmente desculpar! Perdoar é ser capaz de tudo  continuar em comunhão mesmo depois do problema estar resolvido!

Sempre vão haver situações difíceis e, às vezes, algumas conflituosos porque nós somos carne, somos falhos e muitas vezes entramos em conflitos. Contudo, temos de os saber resolver da forma correta e honesta, como filhos de Deus e termos a capacidade de perdoar.

Não perdoar apenas de boca! Muitas pessoas dizem que perdoam, mas depois continuam a viver com rancor dentro de si pelas pessoas que as magoaram - isso não é o verdadeiro e genuíno perdão!
Quando nós perdoamos, nós acabamos por esquecer! Sim, pode não ser de um dia para o outro, mas acaba por passar. Não podemos ser como algumas pessoas que passado 10 anos ainda vivem com rancor dentro de si!
Temos de perdoar em ações, em sentimento para com as pessoas e não apenas com o "blá blá blá" do costume!

Que a pedra da falta de perdão e do rancor seja removida dos nossos corações! Enquanto não formos capazes de remover esta pedra e não começarmos a ser verdadeiros cristãos e praticarmos o perdão, Deus não poderá agir em nosso favor!
O versículo que lemos diz que nos devemos perdoar assim como Deus nos perdoa a cada um de nós, individualmente.

Como queremos que Deus continue a perdoar-nos e a agir em nosso favor, se não removemos a pedra da falta de perdão e do rancor dos nossos corações?

6ª - DINHEIRO (Eclesiastes 5:10)
Quantas e quantas pessoas cheias de dinheiro e abastadas, mas que continuam a viver tristes e sem motivação?
O dinheiro não é tudo na vida, amados irmãos e caros leitores! Sim, precisamos de dinheiro para as nossas vidas diárias, mas não precisamos de estar sempre a bater na mesma tecla porque Deus sabe isso perfeitamente!

"... Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus". (Mateus 22:21)

É importante não sermos dependentes do dinheiro, mas sim de Deus! Infelizmente, há tantos crentes que ouvem mais depressa o dinheiro, que não fala, do que ouvem Deus, que fala!
Quando não vamos ao culto porque não temos dinheiro para a oferta, mas depois vamos à esplanada de um café na hora do culto... quando nunca damos oferta (e ninguém obrigado a isso), mas depois compramos raspadinhas quase todos os dias.... ou quando não cumprimos com as nossas "obrigações" de ajudar a suportar as despesas da casa de oração, mas depois exigimos que a Igreja nos ajude porque a meio do mês já não temos que comer, beber ou vestir.... Isto sim, é uma pedra muito difícil de remover, mas enquanto não for removida Deus não vai agir grandiosamente em nós!

É por isso que Deus disse que seria mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha de que um rico entrar no reino de Deus!

Se Deus permitir que sejamos ricos, glória a Deus! Mas uma coisa é certa: com muito dinheiro ou com pouco, nós temos de ser iguais e temos de cumprir com as nossas obrigações de servos e de filhos.
Ninguém melhor que Deus sabe daquilo que nós precisamos, caros leitores! Não demos valor demasiado ao dinheiro. Que Deus seja sempre o primeiro e o principal nas nossas vidas!

Remove esta pedra do teu coração para que possas vir a ser verdadeiramente rico com as bênçãos todas que Deus te quer dar!
Se nós dermos mais valor ao dinheiro Deus não nos vai abençoar tão poderosa e grandemente, porque Ele diz algo do género: "Então, dás mais valor ao dinheiro - enquanto o tens - do que a Mim, mas depois quando ele se acaba vens a correr para Mim à espera que te faça tudo?" Os irmãos e os leitores estão a entender?

7ª - PECADO OCULTO (Lucas 8:17)
Meus irmãos e caros leitores, neste ponto só me apraz dizer que todos nós temos e precisamos de "pôr as contas em dia com o nosso Deus".
Não sei se há algo que devemos corrigir ou não; só tu e Deus o sabe! Apenas quero, humildemente, aconselhar a todos nós (a mim próprio inclusive) para colocarmos todas as contas em dia com Deus!
Se for necessário que possamos remover esta pedra do nosso coração! Caso contrário, haverão bênçãos que ficarão retidas por ter algo ainda "escondido" que não confessamos ao nosso Deus!

8ª - FALSIDADE vs FALSO AMOR (I João 4:20)
Tal como referi anteriormente em relação ao perdão, também o amor deve ser mostrado, principalmente, através de ações.
São tantos e tantos os crentes que dizem que amam a Deus acima de todas as coisas, mas depois não são capazes de amar os seus irmãos!
Neste versículo vemos que a esses Deus chama de mentirosos! E os mentirosos nunca receberão bênçãos nenhumas do Senhor!

Amados irmãos e caros leitores, como já disse, às vezes haverão discussões, um ou outros conflito, alguns mal-entendidos, mas se houver verdadeiro amor tudo sempre se resolve. Até porque foi isso que o Senhor Jesus Cristo nos ensinou.
Que no nosso meio possa continuar a existe este verdadeiro amor que tem existido., Não, não é perfeito porque nós também não o somos, mas se for verdadeiro vence sempre!
Se for necessário ainda alguém remover esta pedra que o faça hoje enquanto tem tempo! A essência de Deus é amor; Ele próprio é o amor! Se nós não praticarmos o amor não poderemos, nunca, receber coisa alguma do nosso Deus!
Amemo-nos uns aos outros verdadeiramente e a Deus acima de todas as coisas!

Conclusão:
Amados irmãos e caros leitores, para concluir, gostava de voltar à leitura inicial:

João 11:43+44 - Depois da pedra ser removida Lázaro ressuscitou e voltou para junto de Jesus e de suas irmãs.

Depois de removermos todas as pedras que estiverem a mais nos nossos corações, Deus também vai agir e o Senhor Jesus habitará nele.
Deus até nos quer ajudar a remover as pedras, se for necessário. Ele é tão cavalheiro que se nós não conseguirmos remover sozinhos, Ele ajuda-nos.
Todavia, uma escolha é só nossa e com esta pergunta eu termino esta pequena mensagem:
"Queres receber as bênçãos que precisas? Então, remove todas as pedras que estiverem a mais no teu coração, crê e depois recebe!"


Ivo Oliveira, 03.07.2018


Sem comentários:

Enviar um comentário