11 de outubro de 2015

Texto7: "Os Óculos de Deus"

João 1:16


Comentário:
Cada vez mais no mundo em que vivemos as coisas dependem do ponto de vista de cada pessoa, de cada ser humano. Cada situação é vista e analisada/interpretada de forma diferente, dependendo do ponto de vista de cada pessoa.
Gostaria de começar esta pequena mensagem perguntando a todos: como é que estamos a ver na nossa vida? Como é que estamos a olhar para os problemas? Como estamos a encarar as pessoas, sejam elas crentes ou não? Caros(as) leitores(as), no sentido espiritual não podemos olhar para as coisas nem encará-las com os nossos pontos de vista. Saibamos que a Graça de Deus funciona como uns óculos que nos abre a visão para a realidade, não humanamente, mas de acordo com a ótica de Deus. Por outras palavras, a graça de Deus ajuda-nos a olhar para as coisas de acordo com a vontade e o saber de Deus e não pelo nosso ponto de vista.
Neste pequeno texto quero dizer a todos vós de que nós precisamos de aprender a olhar sob a ótica de Deus. Devemos ser como uma criança que contempla uma planta em crescimento. Através da Graça de Deus nós podemos (e devemos) sonhar com um futuro melhor – se olhássemos para as circunstâncias atuais deste mundo com os nossos olhos então só veríamos desgraça, crise, fome, guerras, mas se colocarmos os óculos de Deus em nossos olhos então nós podemos olhar para um futuro muito, muito, muito melhor, na Jerusalém Celestial.
Como um pequeno barquinho na imensidão do mar, a Graça de Deus faz-nos ver a nós mesmos como muito pequeninos diante do infinito amor de Deus. E também, como uma flor que nasce num chão seco, a Graça de Deus faz-nos olhar em redor com esperança.
                                                                                       
Introdução:
Embora nós olhemos para diferentes coisas com diversos e diferentes pontos de vista, Deus olha para todos nós da mesma forma.
Caros(as) leitores(as), Deus não tem pontos de vista diferentes. Ele não olha para a pessoa X de forma diferente daquela que olha para a pessoa Y. Não importa se és rico ou pobre, se tens um curso superior ou se tens a 6ªclasse tirada à noite, não importa se és preto ou branco… Deus olha para cada um de nós exatamente da mesma forma. Deus não é esquisito e, portanto, não tem pontos de vista.

Cap.1 – Como Deus olha para nós?
Vamos, aprender de como são óculos de Deus, isto é, aprender como Deus olha para nós. Por outras palavras, queridos(as) leitores(as), vamos ver como é a Graça de Deus nas nossas vidas.
1- GRATUITARom.3:24 – “…sendo justificados gratuitamente, por Sua Graça, mediante a redenção que há em Cristo”.
Não é difícil de perceber isto. É óbvio e redundante. Se é Graça tem que ser de graça.
Não podemos esquecer nunca da tão grandiosa gratuidade de Deus para connosco. Tudo o que Deus faz por nós é de graça, é por amor e por misericórdia das nossas vidas. Se Deus nos cobrasse tudo aquilo que faz por nós, não teríamos nunca como Lhe pagar. Acho que nem a nossa própria vida seria suficiente para pagar tudo aquilo que Ele faz por nós.
Quando aprendemos a ver a vida pelo olhar de Graça Divina passamos, obrigatoriamente, a fazer as coisas para as pessoas sem querer nada em troca, sem expectativas de qualquer reconhecimento ou recompensa.
2- VIVASalm.63:3 – “Porque a tua Graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam”.
Todos nós sabemos, ou pelo menos devíamos saber, que a vida é um dom gratuito de Deus para nós. A Graça Divina manifesta-se em cada suspiro, em cada fôlego que damos, permitindo-nos viver. Quando cada um de nós acorda ou se deita, tudo é pela Graça de Deus.
O amor de Deus manifestou-se em todas as espécies de seres vivos para revelar a Sua grandeza e perfeição. A Graça de Deus é viva e doa vida a todos.
Olharmos pela Graça de Deus é reconhecermos que estamos vivos por permissão do Senhor e que toda a vida que temos neste momento pertence ao Senhor e, por isso, temos de aproveitar, vivendo cada dia diante de Deus.
3- Para TODOSTito 2:11 – “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”.
Caros(as) leitores(as), a Graça de Deus é inclusiva, isto é, abrange a todos, tal como acabamos de ler no versículo.
Se Deus usasse qualquer critério de avaliação para saber quem seria merecedor da Sua graça, eu posso afirmar que nenhum de nós (nem eu, nem tu que estás desse lado a ler este texto) seriamos merecedores da Sua graça. Se Deus tivesse algum critério todos nós estaríamos excluídos e privados da Sua graça. Todavia, Deus como amoroso e misericordioso que é, não exclui ninguém de merecer a Sua graça.
Assim, quando olhamos através da Graça Divina, devemos ter em conta que ninguém é melhor que nós mas que também ninguém é inferior a nós. Devemos encarar todas as pessoas como iguais diante do Amor do Senhor, porque é assim que Deus nos encara – todos iguais.
4- TRABALHAI Cor.15:10 – “Mas, pela Graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a Graça de Deus”.
Deus trabalhou e criou todas as coisas que nós hoje conhecemos e outras que ainda vamos conhecer. Fez isso como e porquê? Tudo pela Sua Graça. A matéria-prima da Graça é o nada, é o impossível.
Tudo o que nós temos e fazemos é através da Graça de Deus que trabalha e realiza tudo em nós.
Os nossos trabalhos, as nossas obras, tudo o que fizermos diante de Deus torna-se tanto melhor quando e se os realizarmos sob orientação da Graça Divina.
5-  RICAEf.6:2+7 – “e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua Graça, em bondade para connosco, em Cristo Jesus”.
Todos nós sabemos que Deus é o Senhor de Tudo. É, por isso, o dono de todas as coisas. Sendo Deus o dono de todas as coisas, então nós podemos afirmar, e tal como o versículo diz, que a Sua Graça é rica, ou seja, nela podemos encontrar tudo aquilo que precisamos. A Graça de Deus não é rica no que toca a dinheiro, mas ela é extremamente rica e abundante no que toca a valores eternos que nos realizam e nos satisfazem plenamente.
Tudo aquilo que nós temos (seja um pouco mais ou pouco menos) foi porque Deus permitiu que nós tenhamos isso. Assim, queridos(as) leitores(as), quando usamos tudo aquilo que temos pela Graça de Deus e reconhecemos que tudo o que podemos fazer é fruto de Deus, então nós sentimos ricos, conformados e felizes em todas e quaisquer situações.
6- SUFICIENTEII Cor.12:9 – “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”.
Tenhamos a firme certeza de que a Graça de Deus jamais acabará. Ela é suficiente, ela é bastante e o necessário para tudo o que precisarmos, principalmente nos momentos de grande dor pois é aí que a Graça Divina supera todas as dificuldades.
Se olharmos através da Graça de Deus, quando enfrentarmos qualquer dificuldade, seja de que foro for, então nós sentiremos uma força especial que superará todas as limitações humanas pois a Graça nos satisfaz plenamente.
7- MULTIFORMEI Ped.4:10 – “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”.
O nosso Deus é super criativo. Ele fez cada coisa com particularidades únicas, e a diversidade da natureza que nós conhecemos é a prova disso.
Da mesma forma que Deus criou cada coisa com a sua particularidade, também a Sua graça opera e manifesta-se em cada pessoa ou momento de uma nova maneira e de forma diversificada.
Às vezes somos como as criancinhas e ficamos amuados porque queremos que Deus faça algo connosco igual ao que fez com outra pessoa e quando Ele não faz nós achamos que Deus está a ser injusto. Contudo, caros(as) leitores(as), eu quero dizer que é extremamente raro Deus fazer algo igual e sabem porquê? Porque Deus faz sempre algo diferente, algo muito melhor.
Quando nós olhamos pela ótica da Graça Divina nós aceitamos as diferenças nas pessoas e passamos a ver os nossos próprios erros e a destacar as qualidades do nosso próximo.
8-  SUPERABUNDANTEII Cor.9:8+14 – “Deus pode fazer-vos abundar em toda a Graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda a boa obra”; “enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante Graça de Deus que há em vós”.
Como todos nós sabemos e até o dizemos muitas vezes, o nosso Deus é grande. E, Ele não somente é grande como é maior que todo o universo (conhecido e desconhecido).
A Graça Divina transborda incessantemente sobre nós porque Ela nunca acaba. Ela é infinita. Não há qualquer tipo de limites para o amor de Deus. Quando, porventura, pensamos que está quase no fim, de um momento para o outro, Deus renova tudo e recomeça logo a dar-nos novas oportunidades para realizarmos nossos sonhos. Por outras palavras, quando parece que Deus não tem mais nada de especial para nós é aí que Ele nos surpreende com novas bênçãos, com novos planos e, quem sabe, até com novos ministérios.
O Homem acha-se muito forte, muito poderoso, mas a verdade é que não passa de um ser fraco e tremendamente falível. Por isso, a graça e o amor humano rápida e facilmente se esgotam, todavia, a Graça de Deus aumenta mais e mais, a cada dia que passa. Assim, quando nós olhamos através da Graça Divina então o nosso afeto pelas pessoas é renovado todos os dias, isto é, se olharmos através dos óculos de Deus sempre amaremos as pessoas e sempre as trataremos como Cristo faria se estivesse aqui neste mundo. 
9- JUSTIFICATito3:7 – “a fim de que, justificados pela Graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”.
Jesus morreu para nos perdoar gratuitamente, só por amor. A salvação e o perdão de Deus não se vendem como muitas “igrejas” andam para aí a dizer. A salvação e perdão de Deus é Ele próprio que nos dá, gratuitamente, através do amor de Jesus Cristo.
Pela Graça de Deus nós somos perdoados de todos os nossos pecados e tornamo-nos justos perante Deus.
A justiça humana não apaga o erro, apenas só sabe condenar, condenar e condenar. Todavia, a justiça de Deus purifica o pecador fazendo-o voltar a ser limpo como antes de cometer determinado pecado.
A Graça Divina não justifica de qualquer forma. Como sabemos, infelizmente, no mundo em que vivemos, em que a corrupção domina todos os setores sociais, nomeadamente na Justiça em que os ricos normalmente são sempre ilibados, mesmo tendo cometidos imensas ilegalidades, todavia o Senhor é JUSTO. E, sendo Ele justo, Ele justifica de forma correta cada pessoa.
Por isso, quando sentimos a justiça de Deus sobre nós, então nós aprendemos também a perdoar as pessoas e nunca a cobrar pelos seus erros. Quando olhamos através da Graça Divina temos e devemos de esquecer o mal que determinada pessoa nos tenha feito e perdoá-la e voltar a amá-la, pois, não é isso mesmo que Deus faz connosco?
10- CAPACITA – Rom.12:6 – “...tendo, porém, diferentes dons segundo a Graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé...”
Todos conhecemos o versículo que diz “Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Ámen!?
Os dons, talentos e as capacidades que temos não é porque somos muito bons, ou porque somos inteligentes. Temos isso tudo porque é Deus, através da Sua Graça, que nos dá; a nós e a todas as outras pessoas.
Todo as pessoas do mundo têm um dom, um talento, pois Deus assim distribui. No entanto, as pessoas só se apercebem disso quando aceitam Deus e Jesus como Salvador e Senhor das suas vidas. Foi o que aconteceu connosco. Quando aceitamos Jesus Cristo nas nossas vidas, recebemos o Espírito Santo em nós, e logo Ele nos começou a capacitar com dons espirituais e não apenas com habilidades humanas.
Tenhamos sempre assente em nossa mente que tudo o que fazemos para Deus é a Sua Graça que nos capacita para isso. Se Deus te chamar para exercer um ministério na Sua obra (seja Pastor, Ancião, Líder, Limpeza, etc), crê que nada será feito por ti mas será sempre Deus que te capacitará.
Por isto tudo, quando olhamos através da Graça de Deus, veremos com grande admiração e satisfação pessoal que tudo o que os nossos irmãos fazem é graças ao Senhor para que a glória d’Ele seja mostrada ao mundo e não para engrandecimento ou exaltação pessoal.
11- CRESCEII Pedro 3:18 – “Antes, crescei na Graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”.
Ao contrário do que acontece no mundo e com os homens em que fazem coisas que depressa acabam, que depressa desaparecem e outras coisas (embora faladas) nem se quer se iniciam, no mundo espiritual não é assim.
Tudo o que Deus faz é para continuar, permanecer, mas também para crescer.
As coisas que o homem faz muitas bem até começam bem mas, na maioria das vezes, acabam sempre mal. Todavia, aquilo que Deus faz começa bem e vai melhorando a cada dia que passa. Termina muito melhor, quando atingimos a Jerusalém Celestial.
Caros(as) leitores(as), necessitamos de crescer na Graça. Deus quer que aumentemos o conhecimento que possuímos e não que estagnemos e fiquemos acostumados com o que já sabemos a pensar que já é bastante. Acreditem, Deus tem sempre mais e mais para nos dar, para nos fazer conhecer, para nos ensinar.
Quando olhamos através dos óculos da Graça Divina então nós podemos olhar para o futuro – para a morte – não como finalização mas como continuação de um processo que é dirigido por Deus. Pela Graça de Deus podemos sonhar e crer na realização dos nossos sonhos.
12- FIRMEHeb.13:9 – “Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com Graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocupam”.
Tudo no nosso mundo é inconstante. Vemos bancos que num dia estão no auge e no outro estão falidos; vemos empresas que numa semana empregam muitos trabalhadores e na semana a seguir mandam o dobro para o desemprego; vemos pessoas dizerem uma coisa e fazerem outra; vemos pessoas fazerem promessas e depois não cumprirem, etc… Por causa disto, nós precisamos da Graça de Deus.
Tal como diz no Salmo 125:1 Deus é uma Rocha Eterna que não vacila nem se abala e aquele que confia no Senhor está firmado sobre esta fé inabalável.
Por isso, quando olhamos através dos óculos da Graça de Deus nós podemos ter a convicção do que queremos e podemos confiar que tudo vai dar certo, que “tudo vai bem” como dizia Geazi, pois não estamos confiantes nem assentes sobre a fragilidade humana mas sim sobre o poder de Deus.

Conclusão:
Para terminar esta mensagem gostava de ler um último versículo com vocês:
Rom.6:14 – “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”.
É verdade que como humanos e como habitantes deste mundo devemos respeitar e obedecer, sempre que necessário, às autoridades deste mundo; os filhos devem obedecer sempre aos pais; como membros da igreja devemos obedecer ao pastor, etc etc. Todavia, queridos, tenhamos sempre em mente que as nossas vidas devem estar sempre sob a Graça de Deus. A única coisa que domina e controla as nossas vidas deve ser a Graça Divina.
Sabem uma coisa, amados? Deus, na sua grandeza, podia olha para nós com rigidez e superioridade. Contudo, Ele quis descer à terra e viver entre nós na pessoa de Jesus para ver nos olhos das pessoas e sentir na sua própria pele as necessidades humanas.
O único momento que Jesus se colocou acima de todos os outros foi quando estava pendurado na cruz. Dali de cima, daquela cruz, Jesus olhou com dor, mas sob a Graça de Deus Ele teve forças para ir até ao fim, sempre motivado pelo Amor gratuito de Deus.
Caro(a) leitor(a), não olhes para as pessoas ou para as situações apenas com a ótica humana. Exercita mais o uso dos óculos da Graça Divina e verás tudo de forma diferente.
OLHA TUDO SOB A ÓTICA DA GRAÇA DE DEUS!!

2 comentários:

  1. Finalmente mais um trabalho deste jovem que eu tenho acompanhado, apesar de uma enorme demora, que penso que tenha sido essencial para a procura e o encontro para que este texto aparecesse tão bem formulado
    Continue com esta aspiração, cumprimentos Ivo Miguel.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu carinho e admiração. Realmente foi bastante demorado por diversos motivos mas consegui, pela graça de Deus, transmitir este texto que penso ser de bênção para todas as pessoas. Cumprimentos.

    ResponderEliminar