18 de março de 2015

JESUS CRISTO

Depois de algum tempo ausente por motivos pessoais e de estágio, regresso a este meu projeto. E, nada melhor que, neste dia de regresso, a mensagem residir na pessoa que me faz viver todos os dias: JESUS CRISTO.

Introdução:
Uma das perguntas que a maioria das pessoas nos fazem e, por isso, deve ser a pergunta mais importante para nós é:
ü  Quem é Jesus Cristo?
A resposta a esta pergunta é bastante crucial para nós por duas principais razões:
1.      Temos de conhecer Aquele que deu a Sua vida por nós.
2.      Ao termos este conhecimento devemos passá-lo às almas perdidas – que precisam tanto ou mais de Jesus como nós.
Ao sabermos quem é Jesus Cristo sabemos toda a base da doutrina cristã.

Cap.1 – QUEM É JESUS?
1.      Filho de Deus – por ser Filho de Deus, Ele faz parte da Deidade, isto é, Ele é divino; faz parte integrante da Santíssima Trindade.
Ele não é um filho qualquer. Ele é o Filho de Deus, o Unigénito do Pai!
Não sou eu que afirmo que Jesus é o Filho de Deus; também não foi nenhum grande teólogo que o descobriu:
a)      Confirmado pelo próprio Deus = Mat.3:17. A voz de Deus é soberana. Portanto, se Deus afirma que Jesus é o Seu Filho mui amado nós só temos e devemos de acreditar. Amén!?
E porque Jesus Cristo é o Filho de Deus existem 3 coisas que acontecem e acontecerão sempre:
      a.1) Heb.1:6 = Jesus é adorado pelos anjos. Se os anjos (que são seres celestiais) O adoram, quanto mais nós não o devemos fazer?
      a.2) Mat.4:3 = Jesus é reconhecido por Satanás. Se o próprio Satanás reconhecer quem é Jesus Cristo quanto mais nós não o devemos fazer?
      a.3) Mat.27:54 = Jesus é confessado pelo Homem. Mesmo aqueles que hoje não acreditam nem querem saber de Deus nem de Jesus Cristo, chegará o dia em que os seus joelhos se dobrarão e as suas línguas confessarão que só Jesus Cristo é o Senhor.

2.      O Verbo – Jesus sempre existiu e sempre existirá.
Mat.1:1+4 – Este Verbo encarnou e habitou entre nós.
Amados irmãos, na Língua Portuguesa, um verbo é uma palavra que pode ser conjugada quer no passado, quer no presente, quer no futuro. Também Jesus Cristo é o Verbo que nós podemos «conjugar» no passado quando testemunhamos aquilo que Ele fez por nós; podemos «conjugar» no presente destacando aquilo que Ele é; e podemos «conjuga-lo» no futuro pois sabemos que um dia estaremos lado a lado, face a face com Ele.
Também na Língua Portuguesa existem os verbos principais e os verbos auxiliares. Os verbos principais são aqueles que dão sentido à frase sem precisarem de ajuda; os verbos auxiliares são aqueles que ajudam os principais para que a frase possa ter ainda mais sentido e significados. Da mesma forma, Jesus Cristo é o «Verbo Principal» pois não precisa de nada nem de ninguém para fazer ou dizer o que Lhe apraz mas é também o «Verbo Auxiliar» pois não há nada que Lhe dê maior prazer que auxiliar/ajudar os Seus irmãos, isto é, nós, filhos de Deus, quando precisamos de ajuda para que a nossa vida seja melhor, tenha mais sentido e significado.

3.      O Senhor – Rom.14:9
O facto de Jesus ser “o Senhor” remete-nos imediatamente para a Sua soberania. Porque de facto é isso que Jesus Cristo é – Ele é o Senhor, todo soberano.
Jesus Cristo não é um Senhor qualquer. Se nós (e corretamente) devemos ter respeito pelo senhor presidente da república, da câmara municipal, senhor primeiro ministro, e outras entidades, quanto mais não devemos nós ter respeito pelo Senhor Jesus Cristo que é o Senhor dos senhores; é o Senhor de todas as coisas.



4.      O Filho do Homem – Mat.9:6
Amados irmãos, embora Jesus Cristo seja divino como o Pai, Ele também é homem. Ele tornou-se homem para estar junto a nós, para ter uma relação pessoal de proximidade connosco.
Jesus Cristo esteve sujeito a todas as limitações humanas: Ele teve sono, Ele teve fome, Ele chorou, Ele foi tentado, Ele teve dores… e agora Ele compreende-nos perfeitamente e está junto do Pai intercedendo por nós como nosso Advogado de defesa.

5.      O Filho de David – Isaías 11:1; Luc.18:38
Jesus tem uma linhagem real. Foi cumprida a profecia em que Jesus seria descendente de Jessé (pai de David) através da sua mãe, Maria.
Só pela Bíblia nós já vemos isso. Mas até a História mostra-nos que Jesus Cristo nasceu, viveu e morreu neste mundo e que Ele é realmente descendente do Rei David. Amados irmãos, não é que isto seja muito importante pois a Bíblia por ela só já é pura e verdadeira, mas se Deus foi tão bom ao ponto de permitir que a História provasse este facto, então não devemos duvidar nunca!

6.      É Jesus – Mat.1:21
Jesus significa = Jeová é Salvador. Jesus Cristo é, sem dúvida, o nosso Salvador. Senão fora Ele nós hoje não estaríamos aqui.
O termo salvação não significa apenas aquele em que passamos do mundo para a vida eterna; salvação, significa também todos os livramentos que Jesus nos dá: certamente que Jesus já nos livrou das portas da morte; certamente que já nos deu alguma cura, etc., isto também é salvação!

7.      É Cristo – (comparar) Gén.3:15 + João 19:30
O facto de Jesus ser o Cristo fala-nos da Sua missão e sofrimento. Jesus Cristo é o Messias prometido e ungido por Deus que executou com perfeição todo o seu plano de restaurar o homem caído.
Conforme lemos nestes versículos, senão fosse o sacrifício de Jesus nós hoje não estaríamos aqui, nem tão pouco podíamos ter contacto direto com o Pai.

8.      É Emanuel – Mat.1:23
Jesus Cristo continua no meio de nós. É verdade que no sentido físico não O podemos ver nem tocar mas espiritualmente o Senhor, através do Espírito Santo, está no meio de nós. A Bíblia afirma claramente que o Senhor habita no meio do louvor do Seu povo e que onde estiverem 2 ou 3 reunidos no Seu Nome, Ele aí estará.
Se Jesus continua no meio de nós e continua olhando e intercedendo por nós, porque razão estamos nós sempre preocupados com coisas mesquinhas, minúsculas, sem interesse nenhum para as nossas vidas.

Cap.2 – MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO
O Ministério de Jesus Cristo divide-se em 3 etapas diferentes. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o ministério de Jesus não terminou com a morte na cruz (essa foi apenas a primeira etapa). As três etapas do Ministério de Jesus são:

1ª. Passado
“O Mistério da humanidade de Cristo; o facto de Ele ter descido ao ponto de revestir-Se de carne humana, está além de toda a compreensão humana”.
Martinho Lutero

Como Martinho Lutero afirmou é impossível compreendermos porque razão Jesus Cristo se ofereceu para vir ao mundo sofrer e morrer por nós. É verdade que foi movido pelo amor, sim, mas não podemos afirmar como essa decisão foi tomada, quais os contextos divinos, etc. (não sabemos a totalidade da conversa de Jesus com o Pai).
Mat.4:17 – Podemos afirmar sim foi que, conforme lemos, no Seu ministério terreno, Jesus agiu como profeta pregando a salvação vindoura, anunciando o Reino e predizendo o futuro. Por outras palavras, na etapa do passado, Jesus Cristo sempre fez aquilo que nos pediu para fazermos hoje. Aquilo que nós devemos fazer hoje. «Ir e pregar o evangelho a toda a criatura».

2ª. Presente
“Porque Jesus é Salvador, Ele nos salva do castigo do pecado. Porque Ele é Senhor, Ele nos dá, pelo Seu Espírito Santo, o poder sobre o pecado ao caminharmos com Ele diariamente. E, algures no futuro, nos levará para estarmos com Ele, longe da presença do pecado”.
Billy Graham

I  João 2:1 – O Ministério de Jesus no presente, isto é, agora, é agir como Sacerdote e Advogado defendendo as nossas causas diante do Pai. Mesmo não merecendo nós, Jesus Cristo continua incessantemente a defender-nos.

3ª. Futuro
“Quando Jesus deixou os Seus seguidores, assegurou aos Seus discípulos: «Voltarei!» E vai cumprir o prometido! Esta é a nossa esperança!”
Billy Graham

Apoc.20:6 – Jesus Cristo vai cumprir o que prometeu. O Seu Ministério, na 3ª. etapa, no futuro, é mesmo este. Jesus Cristo vai voltar para nos vir buscar e será o nosso Rei, quer durante o Milénio quer por toda a eternidade. E, como recompensa, teremos o maravilhoso privilégio de reinarmos juntamente com Ele.



Importante:
Heb.9:22 – Conforme lemos, a Obra de Jesus Cristo era (e continua a ser) necessária para satisfazer a Justiça Divina e poder salvar o pecador, pois sem derramamento de sangue não há remissão dos pecados.

Cap.3 – QUAL A POSIÇÃO ATUAL DE JESUS?
a)      Atos 1:9 – Cristo Celestial. Jesus não ficou cá na terra. Ele voltou para o Seu lar, no Céu.
b)      Efésios 1:20+21 – Cristo Exaltado. Ele é o Nome acima de todo o nome. Ele recebeu todo o poder e autoridade.
c)      I Tim.2:5 – Cristo Intercessor. Ele é o nosso mediador para podermos chegar ao Pai e, quando erramos, Ele intercede ao Pai por nós. Senão fora a forte e poderosa intercessão de Jesus Cristo nenhum de nós estaria aqui nesta noite.
d)     Mat.18:20 – Cristo Omnipresente. Já não é mais limitado a um corpo humano.

e)      João 16:7 – Cristo Batizador. Ele derrama o Seu Espírito Santo para capacitar os Seus discípulos em todas as gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário